top of page

PERFORMER

Atuo como performer, desde 2011. Sou Licenciada (UFPE, 2014) e Mestre (UFBA, 2019) em Artes Cênicas, no campo da performance tenho foco em ecoperformance, fotoperformance, estudos do corpo e a materialidade corpo-ambiente como impulso para criação, em performance. Sou criadora de Sopro d’Água, o qual entrelaça ecoperformance, fotoperformance, e ecossomática num processo criativo, e que foi meu objeto de pesquisa no mestrado em Artes Cênicas.

 

Entre 2011 e 2017, fui performer do Grupo Totem, participando das performances: Retomada (2016-2017); Mita, Imã, Rebentum e Silência (2012); Nicho Portal do Imaginarium (2011). No mesmo grupo, integrei às pesquisas: Rito ancestral: Corpo Contemporâneo (2015, no qual investigou a voz e movimento e os estados corporais nos rituais de três povos Pankararu, Xukuru e Kapinawá); A performance do humano: da pedra ao caos (2012), investigando os ritos de passagem do humano e a linguagem da performance.

RETOMADA

Sinopse: A performance “Retomada” nos fala das vozes que fortemente persistem ecoando sobre a terra arrasada. Nela o Grupo Totem corporifica a sacralidade das terras indígenas, sentida no ato ritual e na reverência de espírito aguerrido que tem seu povo pela sua terra. 

SILÊNCIA

 

Performance do Grupo Totem a partir de rituais de morte do humano, me diversas culturas. A performance faz parte do projeto de pesquisa, que tem duração de um ano. “A Performance do Humano: da Pedra ao Caos” (2012).

Conteúdo criado por Gabriela Holanda. Fotos: Thais Lima e Aline Van der Linden. Direitos reservados às artistas.

bottom of page